Oliver Solberg shakedown crash

Lindholm o mais rápido no Shakedown em Fafe, Solberg em dúvida para o rali

Tudo a postos para a estreia do Rally Fafe Montelongo e do Demoporto no FIA ERC (European Rally Championship), naquela que será a terceira prova da temporada no Campeonato da Europa FIA de Ralis. A mítica região minhota, considerada a ‘Catedral’ dos ralis em Portugal, será palco de 18 classificativas de asfalto, divididas entre sábado e domingo.

Hoje foi dia de Shakedown, realizado no troço de Vila Pouca, com 3,3 quilómetros, que já teve as condições de chuva/seco que são esperadas para as classificativas do rali. A grande notícia do dia foi o despiste do jovem Oliver Solberg (19 anos), durante a segunda passagem pelo Shakedown. O piloto sueco sofreu uma saída de estrada que deixou o Volkswagen Polo GTi R5 bastante danificado, com a equipa de mecânicos da equipa de Petter Solberg – onde está o português Marco Moreiras – a ter agora de avaliar se é possível recuperar o carro para o arranque da competição, amanhã de manhã. Tanto Oliver Solberg como o navegador Aaron Johnston, recentes vencedores do Rali da Letónia e atuais segundos classificados do FIA ERC, saíram ilesos do incidente.

Os finlandeses Emil Lindholm e Mikael Korhonen (Skoda Fabia Rally2 Evo) foram os mais rápidos do Shakedown, registando o tempo de 1m57,250s na sua melhor passagem. Os irlandeses Craig Breen e Paul Nagle conseguiram o segundo melhor tempo (1m57,527s), no Hyundai i20 R5 patrocinado pela marca indiana de pneus MRF Tyres. Os atuais líderes do campeonato, Alexey Lukyanuk e Dmitry Eremeev (Citroën C3 R5), ficaram no terceiro lugar, mas a eventual desistência de Solberg poderá deixar o piloto russo, campeão europeu em 2018, sem um dos seus grandes opositores na luta pela vitória em Fafe. Referência ainda para João Barros e Jorge Henriques (Citroën C3 R5), a dupla portuguesa mais rápida neste Shakedown, no 14.º lugar.

Amanhã, o primeiro dia de competição no asfalto de Fafe arranca às 09h30, com a especial de Montim. O Eurosport vai transmitir duas classificativas em direto, Anjos (10h00) e Queimadela / Travassós (14h00), através das páginas oficiais do FIA ERC no YouTube e Facebook. A grelha de transmissões em direto será a seguinte:

Sábado: PE2 Anjos – 10h00 | PE6 Queimadela / Travassós – 14h00 | Reagrupamento – 18h05

Domingo: PE11 Monte – 10h00 | PE18 Guilhofrei – 17h25

 

Siga o Rally Fafe Montelongo em tempo real através dos seguintes links:

https://www.facebook.com/RallyFafeMontelongo

https://rallyfafemontelongo.com/

https://www.fiaerc.com/event/rally-fafe-montelongo/

https://www.youtube.com/user/FIAERC

www.instagram.com/rally_fafe_montelongo